Sunday, January 17, 2016

Jeito VS Treino

Muitas vezes me dizem "tens tanto jeito para a maquilhagem" ou "se eu tivesse o teu jeito, eu maquilhava-me todos os dias" ou "não me maquilho porque não tenho jeito nenhum para a coisa". 

Deixem-me começar por dizer que ninguém consegue fazer boa maquilhagem apenas com "jeito". É certo que é possível que haja mais pessoas com mais ou menos facilidade em aprender mas todos temos que passar pelo mesmo processo: aprendizagem. 
Todos temos que aprender, em qualquer que seja o assunto, qual as melhores técnicas e formas para fazermos aquilo que queremos. 

Eu já via bastantes vídeos de youtube, desde 2008 que sigo aquilo que hoje em dia já é considerado uma profissão e que antes seria algo impensável, youtubers. Via vídeos de comédia e sketches e gozava quando via vídeos de raparigas a fazer a sua maquilhagem em frente a uma câmara (ainda devia estar na minha fase de rebeldia/maria-rapaz). Até que um dia, depois de muito gozar com esses vídeos sem ter alguma vez visto um, resolvi ver um vídeo. E depois vi outro. E depois vi o equivalente a dois anos de vídeos, a aprender técnicas e truques diferentes consoante as youtubers. 

Deixem-me que vos diga que aquilo que eu considerava ser "maquilhar-me" para ir a festas, antes de começar a ver estes vídeos, era apenas colocar um lápis preto na linha de baixo do olho e pôr um batom. Era uma noção bastante básica e não era de todo a melhor técnica para melhorar o meu aspecto.

No entanto, à medida que fui vendo estes vídeos, fui começando a comprar a alguns produtos aqui, outros ali, e a experimentar em casa em mim à noite. Quando chegava a casa, punha-me a brincar com maquilhagem e quando havia algum evento familiar, pedia às meninas da minha família para as maquilhar. Claro que quando o meu treino ainda tinha sido pouco, poucas eram as que me deixavam maquilhá-las. 

Portanto, heis a derradeira questão: será que a forma como eu me maquilho hoje em dia deve-se ao jeito ou ao treino? 

Tal como tudo na vida, acho que com vontade e dedicação tudo se consegue, por isso mesmo que aches que não tens jeito para a maquilhagem, pratica em casa na tua cara, experimenta diferentes coisas, e se não funcionar podes sempre tirar tudo com uma toalhita ou desmaquilhante e tentar outra vez!



Eu acho que a maquilhagem é algo poderoso no bem-estar e auto-confiança de uma pessoa, e se eu poder ajudar-vos a sentirem-se mais bonitas do que já são, então já vale a pena fazer estes posts.

Aproveita este domingo para te dedicares um bocadinho à maquilhagem :)

No comments:

Post a Comment